EventosnoBrasil

Audições Comentadas de Jazz - Duke Ellington

MunicípioPorto Alegre
Brasil @ (BR)
Data01/08/2019
Horas19:30
CategoriaEventos
Website oficial
Facebook

Porto Alegre
Brasil @ (BR)
Tel 2019-08-01
Categoria Eventos


Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam:   Todos os meses, um encontro dedicado ao Jazz. A cada edição, homenagem a grandes nomes do gênero. Histórias, curiosidades e memórias de quem dedicou a vida ao ritmo musical que atravessou as fronteiras dos Estados Unidos para ganhar o mundo. O jornalista Paulo Moreira promove uma verdadeira viagem no tempo para estimular uma noite de ode ao Jazz. A audição fica completa com canjas musicais ao vivo, trazendo cantores e instrumentistas da cena jazzística de Porto Alegre. Um dos artistas musicais mais completos neste século, Duke Ellington foi um maestro invejável, um pianista fabuloso e compositor criativo de uma obra com mais de 3 mil músicas escritas. O apelido de duque (Duke) se deve à pose nobre e ao fato de estar sempre bem vestido.


Apenas as olheiras enormes destoavam, resultado do hábito de dormir pouco. Dirigiu orquestras e fez arranjos de obras dos grandes clássicos, como Mozart, Schubert, Bach, e Brahms. Mas o jazz foi uma constante. Não mudou o seu estilo, embora tenha visto nascer diversas correntes durante sua carreira, como o bebop, o free e o jazz-rock. O colorido das sonoridades orquestrais enriqueceram o som de sua big band. "A orquestra é meu instrumento", costumava dizer.  A canja musical ao vivo é comandada por Vasco Piva & Dionara Schneider, interpretando grandes clássicos de Duke Ellington. Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.   O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann.

De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio. O saxofonista Vasco Piva é músico formado pelo Instituto de Artes da UFRGS. Compositor e multiinstrumentista, iniciou o estudo do saxofone ainda na década de 1980. Identificado com as linguagens do jazz, rock e suas derivações, integrou diversas bandas e projetos sonoros na capital. Tocou e gravou álbuns com vários artistas de diferentes gêneros, como Julio Reny, Solon Fishbone, Egisto Dal Santo, Plato Divorak e Mutuca Weyrauch. Em 2015, junto aos músicos Fábio Mentz, Guenther Andreas e Jorge Matte, fundou a banda Tratak, de jazz experimental.

O disco homônimo, lançado no mesmo ano, foi indicado em 2016 ao Prêmio Açorianos de Música Instrumental em várias categorias. Informações geraisPeríodo: 01.08.2019Dias da semana: quintaDuração: 2hHorário: das 19h30 às 21h30

Home Page - Privacy Sitemap Copyright © 2019 EventosnoBrasil.net

Ca-M