EventosnoBrasil

Caso Flávio: Gordon Parks e Henri Ballot - palestra de abertura

EndereçoRua Marquês de São Vicente, 476
MunicípioRio de Janeiro
LugarInstituto Moreira Salles - Rio de Janeiro
Brasil @ (BR)
Data20/02/2018
Horas19:00
CategoriaEventos
Facebook

Rua Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro
Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro
Brasil @ (BR)
Tel 2018-02-20
Categoria Eventos


► Palestra sobre o caso Flávio com Paul Roth, Sergio Burgi e Joaquim Marçal​ no IMS Rio Às 19h30, no dia da abertura da exposição "O caso Flávio - O Cruzeiro x Life: Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York", acontecerá uma palestra sobre o embate editorial entre as revistas com os curadores Paul Roth e Sergio Burgi, e com o pesquisador Joaquim Marçal. A exposição reúne imagens dos fotógrafos na Pequena Galeria do IMS Rio a partir de 20 de fevereiro: www.ocasoflavio.ims.com.br 20 de fevereiro, terça, às 19h30 Entrada gratuita, sujeita à lotação Distribuição de senhas 30 minutos antes Em 1961, a miséria de uma favela carioca estampada na capa de uma das principais revistas dos Estados Unidos provocou um embate editorial de grandes proporções, que ajuda a refletir sobre questões ainda atuais como objetividade, informação, manipulação ideológica.


Curadoria de Sergio Burgi (Instituto Moreira Salles - IMS), Amanda Maddox (J. Paul Getty Museum) e Paul Roth (Ryerson Image Centre). #OCasoFlavio A mostra reúne fotografias do americano Gordon Parks feitas na Favela da Catacumba, e outras do franco-brasileiro Henri Ballot registradas numa área degradada da metrópole americana. Imagem: Gordon Parks, Flavio alimenta Zacarias, Rio de Janeiro, 1961. Com permissão da Fundação Gordon Parks, detentora dos direitos.

Comments
► Palestra sobre o caso Flávio comRoth,Burgi e Joaquim Marçal​ 20 de fevereiro, terça, às 19h30 | IMS Rio O embate editorial entre as revistas O Cruzeiro e Life em 1961 é o tema da conversa com os curadoresRoth eBurgi, e com o pesquisador Joaquim Marçal, por ocasião da abertura da exposição "O Caso Flávio - O Cruzeiro x Life: Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York".

Entrada gratuita, sujeita à lotação. Distribuição de senhas 30 minutos antes. ........................... SOBRE OS PALESTRANTES Paul Roth​ -​ ​Diretor do Ryerson Image Centre da Ryerson University de Toronto, centro canadense dedicado à fotografia e a história do fotojornalismo ​e curador da exposição 'O caso Flávio'. Sergio Burgi​ - Coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles - IMS e curador da exposição 'O caso Flávio', com intensa pesquisa sobre o fotojornalismo no Brasil e, em especial, sobre o papel da revista O Cruzeiro neste campo. Joaquim Marçal​ - Pesquisador da Divisão de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional e curador do portal #BrasilianaFotografica. Doutor em História Social, é autor do livro "História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900"​​​.

Imagem:da Silva, Rio de Janeiro, 1961. Fotografia de Gordon Parks. Com permissão da Fundação Gordon Parks, detentora dos direitos.
Mànya Millen...

Home Page - Privacy Sitemap Copyright © 2018 EventosnoBrasil.net

C3-M