EventosnoBrasil

Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe, com Ricardo Barberena

MunicípioPorto Alegre
Brasil @ (BR)
Data12/08/2019
Horas19:15
CategoriaEventos
Website oficial
Facebook

Porto Alegre
Brasil @ (BR)
Tel 2019-08-12
Categoria Eventos


Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam: Clube de LeituraEntre Clássicos e Contemporâneos Encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A cada encontro, um novo livro e um novo convidado animam a conversa de uma segunda-feira à noite. Um convite à leitura e ao convívio: te esperamos. Nesta edição: Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe, com Ricardo Barberena. Vamos abrir a programação do segundo semestre do Clube de Leitura com muito mistério e suspense. O professor Ricardo Barberena apresenta a coletânea de contos do fundador das narrativas de horror e da ficção policial. Em Histórias Extraordinárias, conhecemos dezoito contos do americano Edgar Allan Poe, escritos entre os anos de 1833 e 1845.


Sobre o livro: Narrativas repletas de suspense, mistério e terror. Uma carta roubada que causa um grande embaraço no mundo político. Uma desavença entre dois amigos que resulta em uma terrível vingança. Um baile de máscaras cujo principal convidado é o destino. Os contos de Edgar Allan Poe estão entre o que de melhor já foi produzido na literatura de suspense. Suas narrativas influenciaram autores como Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, entre outros. Além de autor e editor, Poe foi também crítico literário e fez parte do movimento romântico. É considerado um dos precursores do conto, ficando conhecido a partir de “O Corvo”, lançado em 1845. Seu envolvimento não se limitou à escrita, mas também à análise, desenvolvendo a primeira teoria sobre o gênero.

Sobre o convidado: Ricardo Araújo Barberena é graduado em Letras pela UFRGS (2000). Possui Doutorado (2005) e Pós-Doutorado em Letras (2009), intitulado "Paisagens limiares na contemporaneidade brasileira: representações da identidade no Cinema e na Literatura", ambos pela UFRGS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PUCRS), com atuação docente na área de Letras (Teoria Literária), com ênfase em Literatura Brasileira. É diretor do Instituto de Cultura da PUC-RS. A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário. Data: 12 de agosto, segunda-feiraHorário: das 19h15 às 21h15 ( 2 horas de duração )Valor: R$ 40,00 entrada inteira / R$ 20,00 meia-entrada (50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e + 60 ).

Próximos encontros: 09 de setembro: A cidade sitiada, de Clarice Lispector Convidado: Kathrin Rosenfield 14 de outubro: O centauro no jardim, de Moacyr Scliar Convidado: Cíntia Moscovich 11 de novembro: O Mestre e Margarida, de Mikhail BulgakovConvidado: Milton Ribeiro

Home Page - Privacy Sitemap Copyright © 2019 EventosnoBrasil.net

Ca-M