EventosnoBrasil

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO IEPEBR E THE NORA CAVACO INSTITUTE: OS DESAFIOS DO CÉREBRO COM O ESPECTRO AUTISTA DA CRIANÇA AO ADULTO

MunicípioBelo Horizonte
Brasil @ (BR)
Data28/09/2019
Horas08:00
CategoriaEventos
Website oficial
Facebook

Belo Horizonte
Brasil @ (BR)
Tel 2019-09-28
Categoria Eventos


  I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO IEPEBR E  THE NORA CAVACO INSTITUTE   Os Desafios do Cérebro com o Espectro Autista da Criança ao Adulto.   O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tema altamente presente nas mídias sociais, conscientiza a população no que se refere o diagnóstico precoce e sua importância nas fases iniciais da infância. No entanto o diagnóstico em adultos, tema com raras publicações e informações, sugere experenciar uma nova forma de entender a origem de seus problemas e dificuldades.   O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o funcionamento cerebral do indivíduo no âmbito familiar, social, acadêmico e profissional que ocorre ao longo da vida.   O objetivo deste seminário contempla oportunizar a população ao acesso a informação e práticas atualizadas do transtorno e seu tratamento da infância à adultez com profissionais da área com vasta experiência e os próprios que estão dentro do espectro que trará sua vivencia e experiência do diagnostico tardio.


     8h30- Mesa com o tema:  Os Aspectos do TEA e seus desafios da Criança ao Adulto. Mesa composta por:  Dra. Nora Cavaco PhD em Autismo; Viviane Donadel Psicopedagoga e os Youtuber's: Léo Akira, Daniela Sales e Bernardo Mendina (video conferência)  10h- coffe break     10h30 - Abordagem de intervenção e da Interface entre a Psicopedagogia e a Psicomotricidade (Nora Cavaco)   12h - Almoço   13h30m-  A dificuldade do diagnóstico Asperger em Adultos (camuflagem social e doenças associadas ao espectro). (Léo Akira e Daniela Sales)   15h-  Estruturas e Flexibilizações para incluir os alunos com TEA (Viviane Donaldel)   16h30- Coffee break    17h - Mapeando o cérebro do Autista – (Nora Cavaco)   18h30 - Encerramento.

     CERTIFICADO 10H   Sobre os Palestrantes: Dra. Nora Cavaco Licenciada em Educação de Infância e Licenciada em Psicologia da Educação e Reabilitação, Mestre em Práticas Educativas e Mestre em Psicologia Educacional na Especialidade das Necessidades Educativas Especiais, pela universidade do Algarve, Pós graduada em Neuropsicologia e Demências pela universidade de Barcelona, Doutorada em educação infantil e familiar, Intervenção e Desenvolvimento Psicopedagógico pela Universidade de Málaga, frequenta desde 2011 o Grupo SICA internacional de investigação na Universidade de Huelva onde realiza o seu Pós Doutoramento em Ed. Especial intervenção precoce em Autismo, Pesquisadora na faculdade de psiquiatria na USP de S. Paulo, docente convidada no IPq/ Amban da faculdade de Medicina da USP. É docente universitária desde 2006 nas áreas da Ed.

Especial onde incide a sua investigação no Autismo; saúde e psicologia, exerceu o cargo de Diretora do curso de Licenciatura em Psicologia, Diretora do Curso de Mestrado em Ed. Especial: domínio cognitivo e motor até à atualidade - Lusófona ESEAG em Lisboa; e Diretora do Curso de Mestrado em Psicologia Educacional com publicações relevantes nas áreas referenciadas, percorrendo o País leccionando Ed. Especial. Pertence aos comitês Científicos da revista internacional Cesuca no Rio Grande Do Sul e no Grupo De Estudos Interdisciplinares GREI: Cadernos temáticos e revista, onde também pública sobre vários temas atuais ligados à saúde psicológica, educação regular e educação especial. Akira Leonard "sou empresário e fiquei durante anos lutando contra quem realmente eu era, lutando com meu modo de agir, pensar, falar e realizar tarefas simples do cotidiano.  Após analise psiquiátrica e acompanhamentopsicológico tudo fez sentido.

Sou autista e portador da síndrome de Tourette e TOC"   Daniela Sales "Tenho 43 anos e atualmente estou vivendo um período sabático e morando na Holanda. Só tive coragem para viver este sonho após ser diagnosticada como Autista aos 42 anos de idade. Após o diagnóstico finalmente conheci a mim mesma e entendi todas as dificuldades e comorbidades que enfrentei na vida. Resolvi abraçar a causa do autismo na vida adulta criando o Projeto Vida de Autista exatamente por ter buscado respostas por anos e não ter encontrado. Existem milhares de autistas adultos sem diagnóstico correto sofrendo nos consultórios, usando antidepressivos, ansiolíticos e toda e qualquer droga que torne a vida mais leve.No Instagram e no YouTube conto sobre minhas experiências e descobertas sobre esse mundo tão fascinante do autismo".

  Profissional Viviane Donadel é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e em Pedagogia Pela Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – MT, tendo realizado especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. Especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Educação inclusiva pelo IMP (Institucional MT de Pós Graduação). Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e em Pedagogia Pela Universidade do Vale do Araguaia – MT, tendo realizado especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. É professora universitária, professora de atendimento especializado da rede municipal e realiza atendimento psicopedagógico em seu consultório em Barra do Garças – MT. Conta uma experiência de mais de 30 anos na área de educação, sendo 25 anos destes a frente da direção da escola de Ensino Fundamental Mega Casinha do Saber. Desenvolveu um portfólio extenso de material  Estruturado e ministra palestras, workshops e oficinas em todo o Brasil sobre Autismo, Inclusão e transtornos de aprendizagem. 

Home Page - Privacy Sitemap Copyright © 2019 EventosnoBrasil.net

Cc-M