EventosnoBrasil

SECRETARIA DE GOVERNANÇA - O Desenvolvimento do Profissional de Governança

MunicípioRio de Janeiro
Brasil @ (BR)
Data19/03/2019
Horas09:00
CategoriaEventos
Website oficial
Facebook

Rio de Janeiro
Brasil @ (BR)
Tel 2019-03-19
Categoria Eventos


PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA  - Desenvolvimento do Profissional de Governança Corporativa OBJETIVOSApresentar o perfil do Profissional de Governança, designado para a Secretaria deGovernança e sua contribuição na Estrutura de Governança observando e sinalizando as melhores práticas;Identificar as funções, como deverão ser os relacionamentos e suas responsabilidades e, como ele deverá contribuir com toda a estrutura da governança;Instruir como identificar o perfil e a competência dos profissionais responsáveis por essa atividade.PUBLICO ALVOProfissionais com a incumbência de implantar a governança corporativa, os que játrabalham na área, porém, precisam de mais direcionamento e experiência na função.Executivos e Conselheiros que precisam entender e procurar um profissional com operfil para essa área.PROGRAMAÇÃOIntrodução à Governança Corporativa e as suas melhorespráticas.


Introdução as melhores práticas de Governança Corporativa - princípios e seus benefícios reais. Apresentação do Código de Melhores práticas de Governança e o Caderno 13 – Boas Práticas para Secretaria de Governança do IBGC e Código de Cias Abertas. Estatuto Social Acordos entre os sócios/Assembleia geral/ Conselho de sócios. Conflito de interesses na assembleia geral e no ambiente empresarial. Uso de informação privilegiada como preveni-la e monitorá-la através dos sistemas de controles. A Estrutura da Governança Corporativa e a colaboração da Secretaria no processo da GC. Como elaborar o código de governança, regimentos, revisão do estatuto, código de ética e políticas. Para melhor desempenho do profissional da SGC – elaboração de um Job Description, alinhado com o superior imediato.

Contribuir levando as melhores práticas aos órgãos de fiscalização e controles, no Conselho de Administração e Diretoria. Participar e assessorar Comitês de assessoramento ao Conselho, garantindo melhor fluidez para que as questões sejam levas e tratadas. Como o conhecimento em Gerenciamento de Riscos, Compliance e outros sistemas de controles, podem ser de suma importância para um melhor desempenho estratégico desse profissional. Secretaria de Governança, a estrutura Organizacional e a quem se vincula, Conselho ou Gestão – apresentação de modelos. O Profissional de GC e o alinhamento com o Conselho para desenhar a estrutura de GC de acordo com o momento e a cultura instalada. Responsabilidades da Secretaria de Governança Responsabilidades do Secretário de Governança e sua interação com o presidente do conselho, com os conselheiros e Diretoria Executiva.

Elaboração dos documentos de Governança – Revisão do Estatuto Social, Políticas, Código de Governança, Regimentos internos (conselho e comitês) auxiliar no acordo de Acionistas e outros documentos necessários que necessitem da sua contribuição. Implementação dos instrumentos e ferramentas de Governança, Cronograma e prioridades para operação da Secretaria – Agendas, Atas, Calendário Anual, Propostas de Deliberação e Portal de Governança. Participação na avaliação do Conselho e dos Conselheiros. Estruturação da Secretaria de Governança e toda documentação confidencial. Perfil do Profissional e competências requeridas  Competências requeridas desse profissional de acordo com o do perfil de cada empresa. Qual perfil esperado desse profissional? Como é o modus operandi do Secretário de Governança nas empresas? Familiar Terceiro setor Cia Aberta e Fechada Estatal ou de Economia Mista Participação de um membro do Board.  Convidado: Um Conselheiro que falará sobre a importância da Secretaria ou de um profissional que opera nesta área.

INSTRUTORA ELSIE SARMENTO Advogada com especialização em Direito Empresarial, Governança Corporativa e Compliance. Trabalha com Governança há 19 anos, sendo 10 deles como Assessora de Governança Corporativa, estruturando a Secretaria de GC com o Conselho de Administração. É membro de duas Comissões do IBGC/SP: Secretaria de Governança e a outra de Ética na Governança. Participação como Membro da Comissão Redatora do Caderno 13 do IBGC “Boas Práticas para Secretaria de Governança”. Em 2019 fará parte do Corpo Docente da UNINOVE do MBA de Compliance, onde ficará responsável pela disciplina Governança Corporativa. Escreve artigos e participa de eventos como convidada para debater sobre os temas.  

Home Page - Privacy Sitemap Copyright © 2019 EventosnoBrasil.net

C3-M