EventosnoBrasil

Tramas Culturais | Episódios (des)conexos de momentos teatrais paulistanos

MunicípioSão Paulo
Brasil @ (BR)
De08/08/2019
A19/09/2019
Horas19:30
CategoriaEventos
Website oficial
Facebook

São Paulo
Brasil @ (BR)
Tel 2019-08-08
Categoria Eventos


Em determinado momento de minha vida, escrevi, a pedido da professora Maria Aparecida de Aquino, um texto sobre questões de identidade, batizado: “O Idêntico Permanentemente (in)Diferente: Algumas Epifanias da Identidade Apontadas por Meio de Obras Ficcionais”, na Revista Trama Indisciplinar (Mackenzie, 2011). Na reflexão, apresentei uma narrativa constituída por excertos de obras literárias ponderando acerca das reais dificuldades de as personalidades – cujas bases etimológicas coligem identidades (como singularidades) e, não tão contraditoriamente, repetição e cópia –, tomando como mote para demonstração/manifestação considerável número de personagens da ficção, se estruturarem e existirem de modo autônomo, pleno… Em uma sociedade administrada, absolutamente regulada e patrulhada, as singularidades pessoais (ainda que assemelhadas e/ou diferenciadas à de tantas outros semelhantes) afiguram-se, na ausência de termo mais apropriado, esmaecidas… Portanto, a proposta dos quatro encontros a serem desenvolvidos – a partir do tema “Identidades Paulistanas”, na Fundação Ema Klabin –, deverão tomar como caminho de andança, as falas de algumas das personagens, que aparecem no texto acima apontado, e, a cada encontro, lastrearem-se por entre alguns dos momentos da história do surpreendente teatro paulistano.


Tal proposta foi estruturada deste modo em razão de a identidade dizer, fundamentalmente, respeito ao chão histórico, à memória e à cultura. 8 de agosto 2019 – Primeiro encontro: A partir de recortes específicos, pretende-se revisitar, apontando aspectos mais estruturais, obras e artistas dos seguintes grupos: Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), do Teatro de Arena, do Teatro Oficina e do Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV). 22 de agosto de 2019 – Segundo encontro: Tendo em vista a participação de conjunto significativo de artistas nas lutas políticas pela (re)democratização do país, na década de 1980, pretende-se apresentar um quadro sintético da história da cidade, período histórico citado, e apresentar algumas manifestações importantes da produção teatral, com ênfase àquela produzida em São Paulo.

5 e 19 de setembro de 2019 – Terceiro e quarto encontros: A partir de recorte histórico da atualidade, a ideia é apresentar um quadro das atuais produções teatrais na cidade de São Paulo, destacando o sujeito histórico teatro de grupo e a epicização/teatralidade do exemplar e criativo teatro paulista/paulistano. Nesse recorte, pretende-se desenvolver o entrecruzamento entre estética, obras importantes, criadores e criadoras significativas em seus coletivos de trabalho. Público-alvo Atores, diretores, dramaturgos, artistas em geral, pesquisadores, público em geral Alexandre Mate Professor-pesquisador do curso de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unesp; autor de centenas de textos, ensaios, artigos e livros tematizando, sobretudo, a linguagem teatral.

*Imagem: Bob Souza Tramas Culturais | Episódios (des)conexos de momentos teatrais paulistanos Alexandre Mate Quintas-feiras, 8/8 e 22/8, 5/9 e 19/9 de 2019 às 19:30 Gratuito 30 vagas por ordem de inscrição

Home Page - Privacy Sitemap Copyright © 2019 EventosnoBrasil.net

Cf-M